O stopper é uma peça gráfica utilizada em campanhas e ações de marketing bastante presente em pontos de venda. Ele é fixado verticalmente em prateleiras com o objetivo de chamar a atenção do consumidor que passa por ele.
O stopper se consolidou como uma poderosa ferramenta de publicidade, pois é de extrema utilidade em pontos de venda, com o intuito de divulgar marcas, serviços e produtos, expor suas vantagens, informar de forma relevante e atrair a atenção do público para determinados lançamentos.
Pensando nisso, a Futura Express preparou este artigo que explica o que é stopper e como utilizar esta ferramenta nos pontos de vendas. Vamos lá?
O que é Stopper?
Por definição, o stopper é uma peça publicitária presente em pontos de venda, fixado nas prateleiras e aplicado de maneira vertical para dar a impressão de que está “saltando” para fora da gôndola.
Essa estratégia é utilizada com o intuito de otimizar a comunicação da ferramenta, ganhando maior visibilidade e eficiência na interação com o público, pois a peça fica à vista do consumidor, favorecendo a venda.
O stopper também pode ser usado em campanhas corporativas, sendo aplicado em monitores de computador. Eles causam um ótimo impacto ao usuário, além de sempre ficarem visíveis como “lembretes” de algum produto ou promoção.
Um dos locais mais comuns de se encontrar stoppers é nas prateleiras de supermercados, farmácias, papelarias, etc. Eles são posicionados ali pois estes são os locais onde que o cliente normalmente realiza sua compra sozinho, podendo identificar a marca facilmente.
O stopper pode ser feito de materiais variados. O papel é uma escolha de custo mais baixo e ideal para campanhas promocionais mais curtas, pois não precisam resistir muito ao tempo e ao contato. Afinal, eles podem amassar ou rasgar.
Outro material que pode ser utilizado na fabricação do stopper, e também o mais comum, é o plástico, bem como suas variações. Esse material é mais resistente que o papel, durando muito mais tempo.
Tipos de Stopper
Pode-se dividir os stoppers em dois grandes tipos. São eles:
Ações promocionais curtas
Esse stopper é fabricado em papel e fixado por dobras especiais e fitas dupla face. Como dissemos anteriormente, eles são ideias para as campanhas de merchandising rápidas no ponto de venda.
O foco deste stopper não é a resistência e durabilidade, mas a capacidade de captar a atenção do cliente em um curto espaço de tempo. Por isso, o papel é utilizado na produção desse tipo de stopper.
Ações promocionais longas
Esse stopper é produzido em plástico e fixado por meio de suportes e roscas. Como são muito mais resistentes, eles são os mais ideais para as campanhas de merchandising de longa duração no ponto de venda.
Os principais tipos de plásticos utilizados na fabricação desse stopper são: PSAI, PETG, Poliestireno, Acrílico e entre outros. Além disso, a estratégia é a mesma do stopper de papel: chamar a atenção do consumidor e reforçar a ação promocional.
Funções do Stopper
A função determinante do stopper é a de despertar a atenção das pessoas para o produto. Um bom stopper é aquele que se impõe no caminho do cliente e público, mas de forma sútil, transmitindo as informações acerca do produto divulgado. Este pode ser um lançamento, um novo serviço disponível no mercado, normas sobre alguma promoção e concurso, etc.
O stopper é um item mais do que fundamental em um ponto de venda, principalmente por sua versatilidade e presença de forte impacto perante o consumidor. Além do poder de chamar a atenção do público, principalmente se fixado de maneira coerente e estratégica.
Stopper x Divisor de Categorias
Algumas pessoas acreditam que o stopper e o divisor de categorias sejam a mesma peça. Porém, existem algumas diferenças básicas entre ambos. O tamanho é uma das principais, uma vez que um stopper costuma medir cerca de 20 a 40 centímetros de altura e sua largura não ultrapassa 15 centímetros.
Esse padrão se convencionou para evitar que ele obstrua a livre circulação das pessoas nos pontos de venda. Sua fixação é perpendicular nas gôndolas de lojas, supermercados, feiras e pontos de venda em geral.
Gostou de aprender mais sobre o que é Stopper? Siga a Futura Express no Instagram e não perca as melhores dicas e novidades!
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply