A sangria é a variação de 1 a 3 mm para mais, feita em arquivos de design gráfico e tem como objetivo evitar a ocorrência de erros na hora do corte ou refilamento do material.
Quem trabalha com produção gráfica precisa ficar atento a alguns detalhes para que o material tenha o máximo de qualidade e para que minimizem as chances de erros de impressão.
Dentre estes detalhes, a sangria é um dos mais importantes. Dessa forma, o material produzido terá qualidade e o profissional da área possuirá cada vez maior credibilidade em sua prestação de serviços.
Pensando nisso, a Futura Express preparou este artigo explicando tudo sobre o que é Sangria e qual a sua importância no Design. Vamos lá?
O que é Sangria?
Quando falamos em sangria falamos também na questão de cortar – ou refilar – o material gráfico impresso. Este pode ser um cartaz, um catálogo, um cartão de visitas ou qualquer outro arquivo produzido para impressão. Após impresso, o produto passará pelo processo de refilamento, para que fique no tamanho correto.
Para que isso ocorra, é imprescindível que no momento da criação do arquivo seja respeitada a marca de corte. Além disso, no processo de corte do material impresso, pode ser que haja uma variação de 1 a 3 mm. Por isso, designers gráficos vêm aderindo cada dia mais ao uso da sangria.
Neste contexto, “sangrar” o arquivo significa que a arte criada excede os limites no formato final do arquivo. Ou seja, a sangria é uma “sobra” de imagem de 3 à 5 mm após a marca de corte.
Como fazer a Sangria?
Dependendo do programa utilizado para a criação de uma arte gráfica, há um modo de se fazer a sangria. Por padrão, no Brasil, a medida utilizada é de 3 à 5 mm. No Photoshop ou Illustrator, alguns dos softwares mais utilizados quando nos referimos a materiais gráficos, a sangria pode ser feita de forma manual, inserindo 3 a 5 milímetros em cada lado do arquivo, por exemplo.
Somente depois desta inserção deve-se fechar o arquivo com as devidas marcas de corte, para então enviar para a impressão. No caso das marcas de corte, a questão é ainda mais simples, uma vez que cada software costuma fazê-las de maneira automática e padronizada.
O que é Sangria Padronizada?
Como se trata de algo frequente na vida de designers e produtores gráficos em geral, é mais comum que, com o passar do tempo, o usuário pré-defina a sangria no software que utiliza.
Basta para isso, salvar os dados inseridos na configuração do programa e nomeá-los. Dessa forma, toda vez que acessar o dispositivo terá o padrão utilizado anteriormente para todas as próximas produções, gerando assim mais agilidade e otimização do processo de sangria.
Sangria X Margem de Segurança e Bordas
Para se entender o que é sangria, precisamos saber que ela não pode ser confundida com a margem de segurança e com as bordas do arquivo!
A margem de segurança é uma medida que deve ser levada em consideração dentro dos limites de corte, ou seja, dentro das bordas. A sangria, por sua vez, diz respeito ao que excede a área de corte. Além disso, ela precisa de ter a continuação exata da arte impressa.
A área extrapolada deve ser retirada posteriormente, durante o processo de corte. Após a impressão, o material deve ser refilado no tamanho solicitado, podendo sofrer uma variação máxima de 3 mm.
Todo componente que encoste nas bordas do material deve ser “sangrado”, excedendo os 3 mm da sangria da página. Além disso, é preciso adicionar uma margem de segurança interna com a mesma medida, impedindo que qualquer informação importante seja cortada.
Importância
A principal função da sangria de um arquivo é evitar que o material impresso fique com imperfeições, ou seja, áreas em branco. Esse defeitos desarmonizam a estética visual do produto.
Além disso, a sangria evita que imagens, frases e demais elementos sejam cortados de forma inadequada, dando ao material uma aparência amadora, desqualificando o produto e a empresa e/ou profissional.
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply