Logotipo é uma representação gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico, e por tipografia (texto).
Dentro dos conceitos de comunicação e identidade visual de uma empresa, o logotipo é considerado uma das peças de maior importância. Afinal, este é o principal representante de uma marca.
Pode-se dizer que o logotipo consiste em um mecanismo que externaliza aspectos da marca ou empresa em forma de uma representação visual constituída por símbolos e palavras. Vamos aprender melhor sobre o que é logotipo no artigo a seguir! Vamos lá?
O que é Logotipo?
O logotipo consiste em um signo que representa uma marca ou empresa. Além do ícone, este também contém um suporte de texto. Logo, chamamos de logotipo o conjunto ícone + tipografia (texto).
Quando uma empresa ou marca decide desenvolver um logotipo, é essencial que os responsáveis pela criação do mesmo estejam cientes de todos os valores da empresa, Afinal, um dos objetivos do logotipo é transmitir todos os principais ideais da empresa.
Uma boa pesquisa é fundamental para criação de um logotipo. Além disso, o desenvolvimento conta com diversos estudos de design, psicologia, semiótica, marketing e muitos outros assuntos relacionados.
Diferença entre Logo, Logotipo, Marca e Logomarca
Diversas pessoas confundem esses termos e, no fim, acreditam que todos significam a mesma coisa. Mas será que essas palavras possuem o mesmo significado? Vamos conferir!
Logo e Logotipo
Neste caso, ambas as palavras possuem o mesmo significado, sendo a palavra logotipo simplesmente uma maneira alternativa do termo logo. Como explicamos acima, o logotipo consiste ícone + tipografia que representa uma empresa ou marca.
Portanto, tanto o logo quanto o logotipo consistem no produto gráfico que é proveniente do design e são utilizados como a imagem da marca/empresa.
Marca
A marca consiste na conexão entre uma empresa, valores, visão, missão, personalidade e consumidores. Esta marca é representada de forma gráfica por meio do logo e da identidade visual e elementos de comunicação visual.
Logomarca
A utilização deste termo é considerada incorreta por profissionais de marketing e publicidade, apesar de ser utilizada por muitos que confundem a palavra com o termo logotipo.
Como criar um Logotipo?
A Futura Convites separou algumas dicas para que você possa compreender o que é logotipo e como criar um bom logotipo para sua empresa. Contudo, vale ressaltar que não há um passo a passo a ser seguido à risca, preparamos somente algumas dicas que podem auxiliar no processo.
1. Manter a Simplicidade
A primeira dica é utilizada para quase todos os trabalhos de marketing. Manter a simplicidade é a chave para o sucesso da criação de um logotipo, isso porque ele consiste na representação gráfica da empresa, que deve ocorrer de forma sintetizada. Assim, a empresa poderá ser identificada facilmente, contendo somente as informações mais necessárias.
Logotipos que possuem muitos elementos e são exagerados passam a ideia de desorganização. É ideal que não se utilize mais do que um tipo de fonte na criação do logotipo. Mesmo que este possua um slogan abaixo, a tipografia organizada transmite a ideia de profissionalismo.
2. Fazer uma Pesquisa de Mercado
Uma pesquisa de mercado é fundamental para criar um logotipo. Afinal, é preciso saber quais são as tendências do mercado. Lembrando que não se trata de copiar algo, apenas de buscar referências.
3. Benchmarking
O benchmarking está incluso no trabalho de pesquisa de mercado. No entanto, ele consiste em procurar as empresas que possuem serviços ou produtos iguais ou similares aos de sua empresa. Dessa forma, é possível analisar os elementos, cores e tipografia utilizados para que seu logotipo seja diferente e se destaque entre eles.
4. Definir o Público-alvo
O logotipo precisa ser criado de acordo com o público-alvo da empresa, pois existem públicos diferentes que se identificam com coisas diferentes. Por isso, fazer uma análise sobre qual é público que a empresa deseja alcançar, influencia diretamente na criação do logotipo.
5. Definir o conceito do Logotipo
Definir um conceito significa determinar os ideais e valores que o logotipo pretende transmitir. Apesar de subjetivo, um conceito bem definido pode fazer com que o logotipo expresse a empresa da forma correta.
6. Escolher a Tipografia
Tipografia significa a “impressão dos tipos”, nome mais comum para fontes de letras. Contudo, atualmente este é o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras.
Existem diversos tipos de fontes, mas o principal aspecto que separa as fontes em dois grandes grupos é a serifa. Serifa são esses prolongamentos nos cantos da letra. Logo, fontes podem ser serifadas, ou não.
A serifa consiste em um pequeno traço, barra ou prolongamento que está presente no fim das hastes das letras. Por exemplo, algumas fontes com serifa conhecidas são Times New Roman, Georgia e Courier New.
As fontes com serifa são utilizadas em textos contínuos, como revistas, jornais e livros. Por sua vez, as fontes sem serifa são bastante usadas para textos mais curtos e para a criação de peças de design gráfico. Por esse motivo, as fontes sem serifa costumam ser mais aplicadas na criação de logotipos
No entanto, vale sempre lembrar que é importante que a fonte seja legível. Não há uma regra determinando qual a melhor fonte, mas é ideal que não seja muito enfeitada para que não perca a legibilidade.
7. Fazer um Rascunho do Ícone
Faça um primeiro esboço com lápis e papel do ícone que você tem em mente. Dessa forma, conseguirá visualizar bem a ideia. Ao realizar esta etapa, será possível fazer alterações sem muita complexidade.
8. Escolher as cores
As cores do logotipo precisam estar dentro da paleta de cores da identidade visual da empresa. Para isso, é preciso considerar todo o trabalho de briefing, comunicação visual e definição de público-alvo.
A dica é não exagerar nas cores do logotipo. Inserir uma grande variedade de cores pode deixar o signo confuso, com muitas informações. Para definir tudo isso, uma boa ideia é utilizar a Psicologia das Cores.
9. Contratar um bom designer
Após definir todos esses passos, recomenda-se contratar um profissional especializado em design gráfico para fazer a criação do logotipo. Assim, basta passar todas as ideias, esboços e decisões para o profissional que irá agrupar tudo no software gráfico.
10. Testar diferentes aplicações
A maioria dos logotipos possuem suas versões horizontais e verticais. Pode ser que seja necessário utilizá-lo em ambas as posições. Por isso, peça ao designer para testar a logo nas mais diversas aplicações, assim como em sua versão branco e preto.
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, para que haja qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. Afinal, a equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!