O folder é um material gráfico utilizado para informar, divulgar produtos ou serviços e auxiliar em campanhas de marketing. O termo vem do inglês “fold”, que significa “dobra”, visto que esse é um material que é impresso e dobrado.
Muito utilizado como forma de divulgação e como material promocional, o folder é muito importante para a captação de potenciais clientes para empresas. Por isso, é preciso que o folder seja feito de forma criativa e correta para transmitir de maneira eficaz a mensagem a qual ele se propõe.
Por isso, é importante que haja todo um planejamento para fazer um folder. Pensando nisso, a Futura Express preparou este artigo para te ajudar com as melhores dicas de como montar um folder. Vamos lá?
O que é Folder?
O folder é um material impresso utilizado para divulgação de empresas, produtos ou serviços, e também pode ser utilizado como informativo. O folder não possui um formato padrão definido, podendo ter tamanhos e formatos variáveis, além de incluir dobras verticais ou horizontais. A palavra vem do inglês “fold”, que significa “dobra”.
O folder é um dos mais recomendados para otimizar as vendas e divulgar empresas, pois ele apresenta as vantagens de forma totalmente personalizada, mantendo como foco a empresa, o serviço/produto e a informação.
Importância de se fazer um Folder
- Representar visualmente a empresa de um jeito moderno e transformador;
- Acesso do público às informações sobre a empresa ou produto;
- Forma de manter a empresa presente junto ao consumidor;
- Comunicação prática e concreta;
- Fácil distribuição.
Como montar um Folder?
Para fazer um folder é necessário que haja bastante criatividade, afinal, a mensagem precisa ser transmitida como desejada. Veja passo a passo como montar um folder a seguir:
- Definição do conceito a ser transmitido;
- Definição de uma persona;
- Criação do conteúdo;
- Escolha do design e personalização do layout;
- Inserção da identidade visual da empresa;
- Destacar as informações de contato;
- Revisão e impressão do folder.
1. Definição do conceito a ser transmitido
Antes de começar a pensar no design do folder, é importante ter bem definido qual é a mensagem que a empresa deseja transmitir. Ou seja, é importante que se defina qual o conceito a ser passado para o público por meio da produção do folder.
2. Pense através da perspectiva do cliente
A melhor forma de saber como montar um folder é enxergar a sua empresa através da perspectiva do cliente. Dessa forma, será possível avaliar se as informações transmitidas no folder possuem utilidade e se despertam o interesse do público.
3. Criação do conteúdo
Depois de definir a mensagem a ser transmitida e adequá-la à perspectiva do cliente, o conteúdo do folder é desenvolvido. É importante certificar que todas as informações essenciais estejam presentes de forma direta e objetiva.
4. Escolha do design e personalização do layout
Antes de tudo, é importante realizar uma pesquisa de outros folders no mercado. Contudo, o objetivo NÃO é copiar as ideias, mas simplesmente ter um “norte”, uma referência ou um estilo a seguir.
Na pesquisa, é importante avaliar as características gerais da composição, como a estética, a disposição dos textos, combinações de imagens, combinações de cores, espessuras de linhas e traços, tipos de fonte usadas, etc.
Além disso, realizar uma análise crítica dos pontos favoráveis e também os pontos negativos visualizados vai ajudar a definir qual a ideia principal.
5. Inserção da identidade visual da empresa
Um dos principais objetivos de se fazer um folder é a transmissão do conceito da empresa. Por isso, é essencial que o nome, as cores da empresa e a logomarca da empresa estejam presentes no folder.
6. Destacar as informações de contato da empresa
É essencial que as informações de contato estejam incluídas no folder, afinal, é a forma do consumidor entrar em contato com a empresa. Por isso, informações como telefone, endereço, e-mail, site, blog, entre outros, são primordiais e precisam de estar presentes no folder.
7. Revisão e impressão
Por fim, revise todo o conteúdo e layout do folder e, posteriormente, envie o arquivo para ser produzido.
Faça já o orçamento de seus folders!
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, para que haja qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. Afinal, a equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 20 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply