A embalagem consiste em uma peça responsável por envolver e proteger um produto. Ela pode ter as mais diversas funções e ser feita de materiais como plástico, papel, papelão, vidro, etc.
A embalagem é uma das peças mais importantes de um produto. Afinal, é a embalagem que estará à vista do consumidor, convencendo-o a adquirir o produto ou não. Por isso, o design, formato e cores de uma embalagem precisam ser bem definidos.
Para criar a embalagem de um produto, é preciso levar em consideração como esta irá apresentar o produto ao público. Além disso, é preciso considerar o transporte do produto, o fácil manuseio e a comunicação dos diferenciais da marca. Todos esses aspectos influenciam na produção de uma embalagem.
Pensando nisso, a Futura Express preparou este artigo explicando tudo sobre o que é embalagem e quais são os seus principais tipos. Confira!
O que é Embalagem?
A embalagem consiste em um recipiente responsável por envolver e armazenar um produto. Suas principais funções são assegurar a proteção deste produto, proporcionando sua distribuição adequada.
A utilização de embalagens possibilitou a comercialização de alimentos, medicamentos e outros diversos produtos que, sem a embalagem, dificilmente conseguiriam ser distribuídos. Além disso, a embalagem se tornou uma das formas mais estratégicas de atrair o consumidor e de divulgação do produto e da marca.
É preciso considerar todos os aspectos na hora de criar uma embalagem, tendo como principal objetivo a aceitação do público, levando-o a adquirir o produto em questão. Por isso, é necessário considerar os tipos de embalagens à disposição.
Tipos de Embalagens
As embalagens podem ser classificadas de acordo com suas funções e materiais Confira!
Quanto à Função
- Primárias: São as embalagens que estão em em contato direto com o produto. Por exemplo, um vidro de condicionador ou uma garrafa de refrigerante.
- Secundárias: São aquelas que envolvem uma ou mais embalagens primárias. Por exemplo, a caixa que envolve um saco plástico com cereais.
- Terciárias: Consistem nas embalagens que envolvem diversas outras embalagens primárias e secundárias, facilitando a condução e o depósito do produto. A caixa de papelão que protege a embalagem secundária da pasta de dentes.
- Quaternárias: São utilizadas principalmente para o transporte de grandes quantidades do produto. Por exemplo, o palete que carrega várias caixas de papelão.
- Quinto Nível: Estão envolvidas no transporte em longas distâncias, como é o caso de contêineres utilizados em remessas internacionais.
Quanto ao Material
1. Embalagem de madeira
A madeira foi um dos primeiros materiais que foram utilizados na fabricação de embalagens. Este material é utilizado principalmente para a fabricação de embalagens que transportam grandes quantidades de produtos, como os caixotes de frutas e legumes.
2. Embalagem de papelão ou papel
As embalagens de papel ou papelão são umas das mais utilizadas na produção de embalagens, devido à sua versatilidade, ampla aplicação, adaptação à formatos e possibilidade de reciclagem. O papel pode ser utilizado em caixas, sacolas, envelopes, fardos, etc.
3. Embalagem de vidro
Ainda que consista em um material mais frágil, o vidro é uma ótima opção para os produtos líquido, úmidos ou pastosos, principalmente para expor o conteúdo da embalagem para os consumidores.
4. Embalagem de alumínio
O alumínio é bastante utilizado para conservar os produtos que necessitam de ser protegidos da umidade e da luz. Além disso, o alumínio auxilia no aquecimento e resfriamento do produto, sendo amplamente utilizada por produtores de bebidas e alimentos.
5. Embalagem de plástico
Também umas das mais utilizadas na fabricação de embalagens, as feitas de plástico são usadas principalmente devido à sua fácil adaptação, podendo adquirir os mais diversos tamanhos e formatos. Dessa forma, as embalagens de plástico são ótimas para o armazenamento da maioria dos produtos.
6. Embalagem de isopor
As embalagens de isopor são bastante utilizadas tanto no armazenamento quanto no transporte de alimentos frescos. Isso acontece devido à capacidade do isopor conservar a temperatura dos alimentos.
7. Embalagem Tetra Pak
Principal embalagem utilizada na indústria de laticínios e bebidas, elas têm em sua composição:
- Papel-cartão: dá estabilidade, resistência e suavidade para a impressão de informações e rótulos;
- Polietileno: utilizado para proteger papel contra a umidade, permitindo sua melhor integração à folha de alumínio;
- Folha de alumínio: preserva o produto dos efeitos do oxigênio e da luz, conservando as características do alimento, ainda que em temperatura ambiente.
Como fazer Embalagens Personalizadas?
Para saber como fazer embalagens personalizadas, é preciso procurar uma boa gráfica, que irá assegurar um serviço de qualidade. Após escolher o design, o material e os acabamentos, basta encaminhar o projeto para a gráfica.
A Futura Express é especialista na fabricação de embalagens personalizadas. Acesse este link e não perca a oportunidade de fazer suas embalagens com quem é especialista no assunto.
- Clique aqui e descubra Como fazer Embalagens Personalizadas!
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, para que haja qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. Afinal, a equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!