Você sabe o que é diagramação? É a técnica de distribuir de forma harmônica os elementos presentes em uma peça de design gráfico. Através da diagramação, o projeto gráfico é bem alinhado e mais fácil de ser interpretado.
Diagramação é um termo é bastante comum no universo gráfico, principalmente durante a criação de projetos. Estes, por sua vez, são realizados por designers gráficos, que devem possuir o entendimento sobre a diagramação.
Buscando esclarecer as dúvidas que surgem sobre o assunto, a Futura Express preparou este artigo explicando tudo sobre o que é Diagramação. Confira!
O que é Diagramação?
A diagramação é a técnica utilizada principalmente por designers e outros profissionais de criação que consiste em distribuir os elementos em um espaço de uma arte. Esse processo é realizado de acordo com a hierarquia de informações que é estabelecida pelos editores e diretores de arte.
O principal objetivo da diagramação é distribuir harmonicamente todos os elementos presentes, como títulos, imagens e textos. Por isso, essa técnica é extremamente importante para que o design criado possua equilíbrio e seja bem interpretado pelo público que irá consumi-lo.
Importância da Diagramação
A diagramação não é utilizada somente por estética visual, ela também pode estar ligada à parte funcional da peça gráfica. Por exemplo, um folder informativo que não possui uma boa diagramação é difícil de ser interpretado e, consequentemente, não cumpre seu objetivo: transmitir uma informação.
O que é Diagramação – Passo a Passo para uma boa Diagramação
A Futura Express separou dicas que vão ajudar na hora de realizar uma boa diagramação. Vamos lá?
1. Definir o Grid
O grid é um dos elementos primordiais em um design, e podemos dizer que se trata do esqueleto dos projetos de criação. O grid é um elemento constituído por linhas auxiliares – verticais e horizontais – ou retângulos. Estes possibilitam uma estrutura para que peças e artes de design sejam construídas, seja para a web ou para a impressão.
Através do grid, é possível estabelecer os espaços que terão textos e imagens, bem como o espaço em branco entre cada um dos blocos. Além disso, existem diversas opções de grid, tais como:
- Grids horizontais;
- Grids verticais;
- Colunas;
- Módulos;
- Margens;
- Gutters.
Para se realizar uma boa diagramação, é fundamental que sejam testadas diversas possibilidades de grid, para que seja escolhido aquele que melhor distribui os elementos na peça, buscando a o equilíbrio e a coerência visual.
2. Utilizar Colunas na Diagramação
Uma vez que o grid foi definido, é importante que se utilizem colunas para organizar o espaço que receberá o texto – caso a peça possua este elemento. Contudo, vale ressaltar que não há uma regra sobre a quantidade e tamanho de cada coluna.
Como as colunas possuem influência direta na legibilidade do texto, é fundamental que haja atenção em sua utilização. Sejam mais compridas ou mais dinâmicas, a escolha deve estar pautada de acordo com o objetivo principal da peça.
3. Utilizar Espaços em Branco
Os espaços em branco são utilizados para que o leitor identifique as informações de forma mais fácil. Por exemplo, imagens, textos e gráficos precisam de ter estes espaços entre eles para que as informações não se confundam.
Para fazer uma boa diagramação, é primordial que se respeite cada um dos espaços em branco. Quando isso não acontece, todos os elementos se dispõem de forma confusa, deixando a peça com o aspecto pouco atrativo.
4. Trabalhar bem a Tipografia
Tipografia consiste no estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. Ou seja, a tipografia na peça consiste na fonte escolhida para as letras.
O estilo da fonte influencia diretamente na legibilidade e na construção da criação. Além disso, a fonte precisa estar alinhada com o conceito a ser transmitido pelo design criado.
5. Trabalhar o Alinhamento na Diagramação
Os alinhamentos mais comuns utilizados em peças são: justificado e à esquerda. Para materiais impressos, é mais indicado o alinhamento justificado. Contudo, para a web, é utilizado o alinhamento à esquerda, que confere uma melhor leitura.
6. Investir em Imagens
As imagens são fundamentais em um material gráfico, pois ajudam a transmitir o conceito desejado pela peça. Por isso, imagens e gráficos de alta qualidade sempre são bem vindos na criação de um design.
7. Se ater à Hierarquia do Conteúdo
Para uma boa diagramação, é importante definir a hierarquia de cada elemento presente do material. Dessa forma, os conteúdos mais importantes, como imagens ou textos, receberão o devido destaque. Além disso, os tamanhos das fontes dos títulos e subtítulos devem ser observados com cautela.
Gostou de conferir o que é Diagramação? Conheça a Futura Express!
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply