Para saber como fazer um crachá é preciso definir quais as suas informações principais, escolher um layout e definir quais os materiais serão utilizados em sua fabricação.
Uma das principais peças gráficas importantes em eventos, oficinas, workshops, conferências e palestras são os crachás. Eles são utilizados para a identificação de cada participante, equipe de organização, etc.
Os crachás ajudam na organização do evento, padronizando a presença dos participantes e oferecendo também mais segurança por meio do credenciamento dos presentes.
A Futura Express preparou este artigo explicando como fazer um crachá para te ajudar a se organizar na hora de definir o seu. Confira!
Importância dos Crachás
Os crachás são bastante utilizados em eventos e palestras como forma de credenciamento dos participantes. As interações entre eles ocorrem mais facilmente, assim como o atendimento e a orientação.
O crachá também tem o objetivo de sinalizar quem são os responsáveis pela organização do evento, quem são os palestrantes, os participantes, etc. Além disso, o crachá pode ser feito de forma totalmente personalizada, refletindo a identidade visual da empresa ou do evento.
Tipos de Crachás
Para a utilização em eventos, os crachás mais utilizados são os de papel, visto que são descartados logo após sua finalização. Para que um crachá seja mais resistente, o ideal é produzi-lo em papéis de gramatura maior, de 250g a 300g.
Alguns organizadores de eventos podem optar por um suporte de plástico para proteger o crachá. Caso seja uma conferência de vários dias, o crachá também pode ser feito de plástico, sendo totalmente resistente e podendo ser guardado e reutilizado.
Como fazer um Crachá?
Separamos algumas dicas para você aprender como fazer um crachá. Confira!
1. Defina o conteúdo do Crachá
Antes de escolher formatos e designs, é preciso planejar e definir os principais objetivos. Vale ressaltar que, entre esses, o maior objetivo é identificar a pessoa que está portando o crachá.
Mas além disso, é preciso definir os demais propósitos deste crachá. Tais como:
- Segmentar o público presente;
- Diferenciar os organizadores dos demais;
- Deixar a marca exposta durante todo o evento;
- Utilizar como forma de obter contatos importantes.
Principais Informações Presentes em um Crachá
- Nome e sobrenome;
- Participação no evento (organizador, palestrante, participante, etc);
- Empresa/Instituição de ensino;
- Programação do evento (verso);
- Marca dos patrocinadores.
2. Formatos do Crachá
O padrão de crachá mais encontrado em um evento apresenta as seguintes características:
- Feito de papel;
- Tamanho A6 (10,5cm x 14,8cm);
- Cordão para prender.
Vale lembrar que esta é apenas uma sugestão e que sempre há espaço para a inovação. Contudo, é importante sempre manter o foco nas informações que serão transmitidas.
3. Tipografia
Tipografia significa a “impressão dos tipos”, nome mais comum para fontes de letras. Atualmente este é o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras.
Existem diversos tipos de fontes, mas o principal aspecto que separa as fontes em dois grandes grupos é a serifa, que são esses prolongamentos nos cantos da letra. Logo, fontes podem ser serifadas, ou não.
A serifa consiste em um pequeno traço, barra ou prolongamento que está presente no fim das hastes das letras. Por exemplo, algumas fontes com serifa conhecidas são Times New Roman, Georgia e Courier New.
As fontes com serifa são utilizadas em textos contínuos, como revistas, jornais e livros. Por sua vez, as fontes sem serifa são bastante usadas para textos mais curtos e para a criação de peças de design gráfico. Por esse motivo, as fontes sem serifa costumam ser mais aplicadas na criação de crachás.
No entanto, vale sempre lembrar que é importante que a fonte seja legível. Não há uma regra determinando qual a melhor fonte, mas é ideal que não seja muito diferente para que não perca a legibilidade.
4. Design
Um dos aspectos mais importantes, junto com a definição das informações, é o design. Se você quer saber como fazer um crachá excelente, precisa investir em um bom layout, que seja moderno e chamativo, mas sem exageros.
Um crachá que possui um bom layout é capaz de impactar positivamente os participantes do evento, promovendo uma experiência incrível para todos.
Como fazer um Crachá de Sucesso?
Para saber como fazer um crachá, o primeiro passo é procurar uma boa gráfica, que irá garantir um serviço de qualidade. Após escolher o material e formato do crachá, basta definir o design e enviar para a gráfica.
A Futura Express é especialista na produção de crachás. Acesse este link e não perca a oportunidade de fazer seus crachás com quem é especialista no assunto.
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, para que haja qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. Afinal, a equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply