Para saber como fazer adesivos personalizados é preciso escolher o design, definir qual o tipo de adesivo que será feito e escolher uma boa gráfica para realizar o serviço.
Os adesivos são itens que podem ser utilizados para os mais diversos fins. Eles podem ser rótulos para embalagens, personalização de brindes. Além disso, podem ser aplicados na adesivação de veículos, decoração em paredes e vitrines, distribuição em campanhas, impressão de fotos, customização de objetos, e outras infinidades de opções.
Importância dos Adesivos Personalizados em Embalagens
O poder da embalagem é muito maior do que podemos imaginar. De fato, a embalagem vende tanto quanto o próprio produto. O apelo visual é parte fundamental no sucesso da venda, principalmente em um mercado onde o consumidor é exposto à uma infinidade de produtos. O mais atrativo e que gera mais empatia, é o que será adquirido.
Um teste feito com uma empresa que vendia pipoca nos EUA comprovou que, um mesmo produto, com a mesma quantidade de pipoca, em duas embalagens diferentes, pelo simples fato do consumidor perceber uma diferenciação significativa no tipo de embalagem, fez o produto ser vendido com o valor 3 vezes mais caro.
Nesse cenário, um adesivo personalizado informativo, bem elaborado e que possui um formato moderno, é essencial para despertar o interesse do consumidor. Neste texto vamos passar algumas informações para te ajudar a definir o melhor tipo de adesivo, rótulo ou etiqueta para o seu negócio. Confira a seguir!
Como criar um Layout para Adesivos Personalizados?
A marca/empresa da qual o produto pertence já deve possuir sua própria identidade visual. Esta é quem deve guiar toda a criação da etiqueta, com o logotipo, paletas de cores, etc. Dessa forma, o produto estará sempre associado à marca.
Além disso, é preciso definir qual a mensagem que a empresa deseja transmitir ao público através de seu produto. O importante é manter o foco do nicho de mercado, desenvolvendo palavras e frases que sejam relevantes para os consumidores.
Se você já tem uma equipe de marketing ou um designer, é preciso que um briefing do público alvo e da imagem que se deseja transmitir do seu produto e da marca seja passado para que estes profissionais consigam materializar a ideia.
Se você não tem um profissional especializado pois está começando um novo negócio, por exemplo, temos dicas incríveis de como criar adesivos e etiquetas de forma simples e prática para seu negócio com aspecto profissional.
Se preferir contar com nosso apoio, temos uma equipe de criação especializada que pode desenvolver esta demanda para você. Acesse este link!
No mercado atual as empresas precisam estar em constante estado de inovação para se manterem ativas. O público está cada vez mais exigente, atento e atrás de novidades. Caso precise fazer um projeto inicial, com uma quantidade menor de um produto em desenvolvimento, faça um teste com custo acessível, estudando a aplicação na embalagem e a aceitação do público.
Impressão de Adesivos Personalizados
Você sabia que as cores estabelecem uma relação direta com as emoções humanas, podendo associar-se a sensações de saciedade, fome, frescor e prazer? O consumidor demora cerca de 90 segundos para fazer um julgamento inconsciente do produto, e entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada nas cores.
Utilizando a impressão digital, é possível inovar na composição de cores sem elevar o custo. Esta facilidade irá permitir que seja possível variar e personalizar mais detalhes sem se preocupar com limite de cores. Além disto a Futura Express possui 4 tipos de tintas exclusivas que podem incrementar e agregar ainda mais seu adesivo personalizado:
- Impressão com tinta invisível: Visível através de luz ultravioleta, essa tinta pode ser utilizada para desenvolver alguma campanha de marketing com esta finalidade.
- Tinta fluorescente: Para deixar os adesivos personalizados, rótulos e etiquetas com mais exclusividade, utilizar uma tinta que “acende” quando exposta à luz negra, pode ser aplicada em rótulos para ambientes fechados, restaurante e casas noturnas.
- Tinta branca: Aplicada em adesivos transparentes.
- Tinta amarela no vinil metalizado: O uso de tons amarelos no vinil metalizado deixará o rótulo ou adesivo com aspecto dourado. É uma excelente alternativa quando se precisa usar grandes áreas de dourado, deixando a embalagem com aspecto mais luxuoso.
Personalização de Adesivos
Já pensou em cada estação mudar o layout do seu produto? Ou ter edições limitadas de acordo com novas campanhas? E se precisar mudar constantemente a composição ou informações que compõem seu rótulo?
Com adesivos em impressão digital você pode fazer pequenas tiragens com custos acessíveis, sem ser obrigado a manter grandes estoques para além de ser um investimento parado do seu dinheiro, você pode precisar alterar informações e perder material já produzido e ainda não utilizado.
Se você tem um cliente específico e deseja fazer algo personalizado para determinada demanda, a impressão digital também promove esta liberdade. Supondo que revenda para vários lojistas e pontos de distribuição, ou mesmo para um único cliente, ainda assim poderia personalizar o produto com a marca do seu cliente e deixando a embalagem totalmente exclusiva – o que é um diferencial do negócio em relação à concorrência.
Dados Variáveis, QR Code e Código de Barras
Outra vantagem dos rótulos em impressão digital é a possibilidade de personalizar com dados variáveis, e até com imagens variáveis. Os dados variáveis podem ser textos, como nomes personalizados, números variáveis e até frases diferentes, sem precisar enviar vários layouts.
Basta uma listagem de nomes, frases ou variação de estampas para serem substituídas dentro de um mesmo layout. A Futura Express domina a tecnologia de dados variáveis e pode fazer esta composição para o seu negócio com alta qualidade.
Além disso, QR codes e códigos de barras deixarão seu produto com um aspecto mais profissional, além da praticidade de ter todas as informações necessárias para comercialização diretamente no adesivo personalizado..
Tipos de Adesivos
No mercado existem basicamente 3 tipos de mídias para adesivos, rótulos e etiquetas:
- Adesivo Vinil/Bopp
- Adesivo em Papel Couche
- Adesivos para Impressão em Grandes Formatos (Blackout, Jateado, Perfurado)
Adesivo de Vinil/Bopp
O vinil e o BOPP tem basicamente o mesmo tipo de aplicação e são muito parecidos, o BOPP é um pouco menos flexível, mas ambos são resistentes, duráveis e indicados para serem aplicados em superfícies que poderão ter contato com água ou muito manuseio. Esse tipo de adesivo possui diversas aplicações no mercado, sendo utilizado principalmente na rotulagem de produtos e em superfícies como vidros, plásticos. Quando necessário aplicação em grandes formatos como vitrines, paredes e veículos utiliza-se apenas o vinil.
Adesivo de Vinil/Bopp Leitoso
Tem opacidade, não permite passagem de luz, cor 100% branco leitoso. As cores ficam bem mais aparentes e vivas em adesivos leitosos. Esse tipo de adesivo de vinil é o mais recomendado para personalização e decoração de ambientes externos e internos. Além disso, é o material que possui longa durabilidade – aproximadamente 3 anos – que pode ser sobreposto em áreas com curvas e texturas.
Adesivo de Vinil/Bopp Transparente
Utilizado quando deseja que a cor da superfície em que está sendo aplicado fique visível. Neste caso as cores impressas ficam mais claras menos vivas. Geralmente, o adesivo de vinil transparente é utilizado para a sinalização em vidros.
Adesivo de Vinil/Bopp Metalizado
Bastante requintado, traz um aspecto luxuoso ao produto. Quando se aplicam tons amarelados, esse adesivo fica com aspecto dourado. Ele possui cerca de 1 ano de durabilidade, descreve os aspectos de substratos metálicos e, na maioria das vezes, é usado para logotipos, preços e automóveis.
Adesivo de Papel
Já os adesivos de papel couchê são indicados para produtos mais descartáveis e que não ficam diretamente em contato com a água. É a opção mais barata, porém não possui a mesma resistência e versatilidade. As principais indicações para o adesivo de papel são criações de rótulos, etiquetas, lembranças personalizadas, adesivos promocionais, entre outras aplicações.
O adesivo de papel pode enrugar com umidade constante e, caso seja necessária a remoção, deixará muito mais resíduo do que o adesivo de vinil. Para situações onde o adesivo exige maior resistência, o vinil é sempre o mais indicado.
Como fazer Adesivos Personalizados em Grandes Tamanhos
A Futura Express também trabalha com tipos de adesivos destinados a grandes superfícies, como adesivação de paredes, ambientes, carros e vitrines. Neste caso, os tipos mais comuns são:
- Vinil Fosco: Inibe o reflexo gerado pela iluminação;
- Vinil Brilho: Reflete a luz;
- Vinil Black Out: O lado da cola é escuro, sendo ideal para a aplicação em superfícies que já tenham alguma cor, com algo que precisa ser escondido;
- Vinil Perfurado: Usado em vidros, permite visibilidade em apenas um dos lados, conforme variação da luz;
- Vinis Coloridos: Utilizados para plotter de recorte, por exemplo.
Tamanho dos Adesivos Personalizados
Os mídias que citamos acima são fornecidas em folhas, no formato 328mmx478mm. É importante saber esta medida para calcular melhor o aproveitamento das peças. Quanto mais bem distribuídos os adesivos estiverem no formato, mais econômica será a produção.
No caso de adesivos de grandes formatos, como mencionado acima para paredes, veículos e vitrines, a mídia é fornecida em bobina, com largura média de 1,50m por até 50m de comprimento.
Tipos de Corte e Contornos
Os adesivos podem ter qualquer tipo de contorno, podendo torná-los únicos e bem personalizados, garantindo a identidade da sua marca. Para mais praticidade, é possível optar por contornos mais simplificados, como quadrados, retangulares ou circulares. Sempre avalie onde ele será aplicado, para que o contorno se encaixe adequadamente. Testes sempre são necessários.
Acabamentos para Adesivos Personalizados
Os acabamentos gráficos são processos de finalização realizados em materiais fabricados em gráficas. Esses transformam por completo e sofisticam produtos impressos, sendo essenciais para dar destaque em etiquetas e adesivos personalizados.
- Corte e vinco ou semi-corte: Corta os contornos do adesivo em qualquer formato;
- Laminação brilho ou fosca: Acabamento de proteção e durabilidade;
- Hot stamp: Acabamento metalizado em partes específicas do rótulo;
- Verniz localizado: Acabamento brilhante localizado em partes específicas do rótulo.
O adesivo não precisa ter obrigatoriamente algum tipo de acabamento extra, mas se desejar torná-lo mais atrativo, é recomendável. Por exemplo, para ter uma longa durabilidade é aconselhável a utilização de uma laminação que pode ser fosca ou brilhante.
A laminação é extremamente importante, principalmente se o adesivo personalizado ficar exposto a variações de temperatura ou em contato com a água.
A laminação fosca não reflete a luz, e por isto pode facilitar a leitura. Já para quem deseja que o rótulo chame atenção, o acabamento brilhante pode ser mais indicado.
Acesse o site da Futura Express e faça hoje mesmo o pedido de seus adesivos personalizados!
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, para que haja qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. Afinal, a equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 20 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply