Para saber como fazer um cartaz basta: definir o objetivo; Criar a mensagem a ser transmitida; Fazer um design; Garantir a presença de todos os elementos essenciais; Fazer a impressão e escolher o local onde será colocado.
O cartaz é um material utilizado para a publicidade e divulgação bastante eficiente no alcance e engajamento do público. Além disso, o cartaz é implementado para as mais diversas estratégias de marketing.
O que é um Cartaz?
O cartaz é uma folha de papel impressa que possui a função de transmitir uma mensagem para as pessoas no local em que ele foi aplicado. Além disso, o cartaz é chamativo, mas não exagerado. Tudo vai depender do layout, que busca captar a atenção do público.
O principal objetivo do cartaz é chamar a atenção das pessoas à mensagem que está sendo transmitida. Para isso, ele pode ser feito em diversos tamanhos, formatos, cores e formas, além de inúmeras formas de se dispor as informações textuais. Tudo varia de acordo com o objetivo central da mensagem e quem ela espera alcançar.
Os cartazes são expostos em locais públicos com grande circulação de pessoas. Sua principal vantagem é a facilidade com que ele pode ser visto pelo público, transmitindo a mensagem de forma clara e sem muitos esforços do leitor.
Além da sua utilização na divulgação de mensagens, o cartaz também é efetivo na consolidação de uma marca ou empresa.
Como fazer um Cartaz Passo a Passo
- Definir o objetivo;
- Criar a mensagem a ser transmitida;
- Fazer um design;
- Garantir a presença de todos os elementos essenciais;
- Fazer a impressão;
- Escolher o local onde será colocado;
1. Definir o objetivo central
O cartaz pode ser utilizado para promover um evento, produto ou serviço, difundir os valores da empresa ou simplesmente apresentar uma nova marca. Dentre esses objetivos, é preciso definir qual a finalidade do seu cartaz para que a arte, o texto e todos os elementos estejam de acordo com o objetivo central.
É com base nesse objetivo que o seu cartaz será construído. A mensagem e a arte do cartaz precisam estar em sintonia para conseguir transmiti-la de acordo com o objetivo – dando ênfase às informações mais importantes.
2. Criar a mensagem a ser transmitida
Após definir o objetivo do cartaz, é preciso criar a sua mensagem. Esta deve ter todas as informações relevantes para a transmissão do objetivo, além de estar disposta de forma simples, objetiva e agradável.
Além disso, é preciso ter bastante cautela com os erros de português, pois eles podem comprometer toda a credibilidade da comunicação.
3. Fazer um design
Agora que a mensagem já está definida, é preciso escolher um bom design para o cartaz. Afinal, é o design que capta a atenção do público, fazendo com que ele leia a mensagem transmitida.
Vale lembrar que é preciso manter a identidade visual da empresa no cartaz, trazendo as cores, o logotipo e a tipografia. Dessa forma, além de transmitir a mensagem, a imagem da empresa será consolidada entre o público.
4. Garantir a presença de todos os elementos essenciais
Se você deseja saber como fazer um cartaz, precisa ter em mente que é preciso garantir que todos os elementos essenciais estejam presentes. Antes de imprimir, é necessário certificar que o cartaz tenha:
- Título;
- Corpo da mensagem;
- Imagens (se estiver incluso no design);
- Dados da empresa.
5. Fazer a impressão
Este é o momento em que o cartaz deve ser enviado para a impressão. Para isso, basta definir qual será a quantidade de cartazes impressos, levando em conta os locais onde os cartazes serão colocados.
6. Escolher os locais onde serão colocados
Após imprimir os cartazes, é necessário definir os locais onde eles serão colocados. Essa etapa deve ser pensada com bastante cuidado, visando alcançar o máximo de visualizações possível de pessoas.
Adquira os cartazes ideais para você agora!
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, para que haja qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. Afinal, a equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 20 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply